Churn
Entenda o que é o Churn, como calcular e como melhorar este dado. Aprenda como analisar corretamente está informação e como ela pode afetar seu negócio.
Entenda está métrica
Churn é uma métrica que mostra a taxa de rotatividade de clientes na sua empresa, quantos que cancelam contrato, deixando de ser clientes, e quanto sua empresa está perdendo com estas vendas. Portanto, é importante para as empresas que tem faturamento recorrente, originado por contratos com os clientes, por exemplo, software houses e serviço canal por assinatura.
Como analisar
Acompanhar esta informação ajuda a identificar problemas que ocorrem na empresa. Quando um churn é muito alto, ou que sobe gradativamente precisa ser analisado. Acima de tudo significa que muitos clientes estão saindo e portento seu faturamento tende a diminuir ou precisa aumentar suas vendas para manter o faturamento atual.
No entanto não adianta aumentar as vendas, se as saídas também aumentam. Consequentemente, não haverá um crescimento no faturamento.
O percentual ideal do churn depende do segmento da empresa.
Como calcular o churn
Para chegar nesta métrica, pegue a número de clientes de um período, um mês por exemplo, e verifica quantos cancelaram. Divida a quantidade de cancelamento pela base de clientes, o resultado multiplica por 100.
Além disso podemos medir o churn de receita, para ter a informação dos cancelamentos em valores. Para achar a informação, calcule a receita perdida com a saída dos clientes e divida pela receita da base de cliente, no final multiplica por 100.
Como melhorar o Churn
Tome algumas ações para evitar ou corrigir a situação, como manter um relacionamento mais próximo com o cliente. Portanto ouvir ele e entender suas dores e necessidades. Um cliente abandonado vira alvo fácil para a concorrência.
Então tenha cuidado de verificar se o cliente mantém o uso do produto/serviço com frequência, conforme vai deixando de usar, perde o interesse e com o passar do tempo não verá necessidade em manter este contrato.
Apresentar novidades, também é um recurso para evitar o churn, mostrar que ele pode evoluir ou melhorar sua experiência.