OKR

Você conhece OKR?

OKR é uma metodologia ágil que tem sua sigla em inglês que significa Objetivos e Resultados Chaves, do inglês original Objectives and Key Results.

Esse modelo de gestão OKR tem seu foco nos resultados (no objetivo). A ideia é traçar metas de forma estratégica e trabalhar para alcançar em um prazo curto de três meses. Após este período elas serão reavaliadas ou traçadas novas metas.
Mas para alcançar, elas precisam ser viáveis e estimulantes para a equipe envolvida.

Acima de tudo base da metodologia é: foco, comprometimento e alinhamento, para a busca de um crescimento exponencial e de novos patamares. Tire a equipe da zona de conforto para evolução.

Os três grandes pontos do OKR

Para atingir resultados o processo da metodologia OKR deve-se passar por estas etapas: objetivo, resultados chaves e iniciativas, conforme descritas abaixo.

Objetivos

São descritos de forma mais ampla. Para inspirar os colaboradores é importante os objetivos serem agressivos, mas realistas. A equipe se compromete e busca o resultado quando entendem o porquê. Eles precisam estar claros para todos possam entender e contribuir ativamente.

Avaliar resultados chaves do OKR

Em primeiro lugar mensurar o objetivo. Entra aqui também o uso dos Kpi’s que você selecionar para conseguir entender se atingiu sua meta.

Iniciativas

Nesta etapa devem-se especificar as estratégias. É o momento de perguntar “O que é necessário fazer para atingir os resultados?”. 

Os responsáveis pelos resultados

Os objetivos são normalmente definidos pelos gestores da empresa, que sabem qual dor querem sanar ou qual conquista querem buscar. Mas as ideias de todos são bem vindas, para que possam ser analisadas e definidas as prioridades.

Contudo devem ser poucos objetivos por vez, no máximo três, para focar neles e atingir o resultado desejado.

Então é nomeado quem ficará responsável por cada item das iniciativas em cada objetivo, e um líder que irá acompanhar as pessoas, os trabalhos e conferir os prazos e os indicadores para alcançar o previsto.

Acima de tudo o líder deve deixar clara a importância dos resultados e que eles são possíveis de atingir.

Alguns dos benefícios da aplicação da metodologia ágil OKR

Veja porque utilizar modelo ágil do OKR:
 

1. Utilizado por todos: muitas startups utilizam este modelo, mas aplica-se em empresas de todos os tamanhos.
2. Agilidade nas mudanças: como os objetivos têm prazos trimestrais, as metas serão revistas se ainda fazem sentido para empresa, o que permite buscar as mudanças necessárias e mantendo-as sempre equilíbrio com o propósito.
3. Seu foco é no resultado: priorize tarefas que dão melhor resultado.
4. Clareza dos objetivos: todos os envolvidos sabem o que e porque  trabalham na situação. Isso gera maior comprometimento.
5. A comunicação da empresa fica mais alinhada: Para não comprometer o andamento e atingir o objetivo é necessário boa comunicação entre os setores.

Dica de leitura

O método que nasceu com base na ideia de gerenciamento por objetivo (MBO) definido por Peter Drucker, e refinado década de 70 por Andy Grove na intel, John Doerr conheceu o método trabalhando com Andy Grove e leva este modelo para outras empresas.

Mas conceito da metodologia OKR ficou conhecido depois de aplicações em empresas como o Google. No livro “Avalie o importa” do autor John Doerr com prefácio de Larry Page, por exemplo, mostra como utilizar para impulsionar o crescimento de grandes companhias.

No entanto este livro além de apresentar o OKR mostra estudo de casos de empresas como Bono Vox e a Fundação Gates.