Flywheel
É uma metodologia que costuma trazer melhores resultados para sua empresa e consequentemente aumenta sua venda e fortalece sua marca.
Modernizando o funil de vendas
Certamente o flywheel é um conceito mais moderno do funil de vendas, ou melhor, é seu complemento. Sua visualização é em formato circular, e possui três etapas: atrair, envolver e encantar. O cliente fica no centro deste circulo, e a ideia é mantê-lo sempre lá, fidelizando ele. Com um relacionamento de longo prazo com cliente, de forma que ele continue comprando e trazendo novos clientes.

No funil de vendas é o processo finalizado quando o cliente converte sua compra, já no flywheel o processo nunca finaliza, pois após o cliente realizar sua compra e volta para o primeiro estágio e um novo ciclo se inicia.
Jornada do comprador
Para entender as etapas do flywheel precisamos entender primeiro a jornada do comprador.
Até chegar o momento que o cliente decide pela aquisição do produto, pela passa por um processo chamado “jornada do comprador”, ela é dividida conforme o estágio em que o comprador se encontra e então é aplicado o melhor método para conquista-lo. Vamos ver estas três etapas abaixo.
Conscientização
Primeiro, quando ele possui um problema e tenta encontrar a solução.
Consideração
Em segundo, quando ele descobriu qual é o problema e vai buscar diferentes soluções.
Decisão
Em terceiro quando ele sabe a decisão correta e escolhe qual o melhor fornecedor para ele.
Na prática
Por exemplo, Ana percebe que começaram a aparecer manchas em rosto. Então ela decide pesquisar o que podem ser estas manchas. Aqui é ela está no estágio de consideração.
Ana descobriu que é melasma, e está procurando o fazer para eliminar o melasma, se é melhor comprar cremes ou marcar um dermatologista. Aqui ela está no estágio de consideração.
Ana decidiu comprar um creme e a está procurando qual o melhor creme, aqui é seu estágio de decisão.
Em resumo, as etapas da jornada do comprador mostram em qual estágio está o possível cliente.
As etapas do Flywheel
Durante a jornada do comprador é podemos a atribuir uma fase do flywheel, vamos vê-las abaixo:
Atrair
Atrair o maior número de pessoas possíveis, através de conteúdos, sejam eles posts ou conteúdos em mídias sociais e outras formas.
Envolver
Permite que ele interaja, criando bons relacionamentos.
Encantar
Dar suporte para o cliente e ajudar ele a alcançar seus objetivos. Quando o cliente tem uma boa experiência é bem possível que ele indique para outras pessoas ou mencione sua marca por exemplo.
O ciclo em funcionamento
A imagem do flywheel é um círculo (uma roda). Colocamos uma força maior no início para fazer esta roda girar e depois fica mais fácil mantê-la sempre girando. A partir do momento que o circulo está rodando, vai fluindo melhor e conseguimos ver mais claramente o que precisa ser ajustado. Otimizando o processo para manter o cliente ativo, gerando o maior número de vendas.
Ou seja, dá um pouco mais de trabalho quando estamos começando. Porém, o cliente satisfeito e feliz mantém o circulo em funcionamento. Com ele sempre no clico consumindo seus produtos e serviço novamente, e trazendo novos clientes, através de suas indicações.
Esse processo também contribui para que a integração dos setores de marketing, vendas e pós-vendas tenha o menor atrito possível.
E assim aumentando seu faturamento com clientes que fazem sentido para seu negócio e seu negócio agregue valor na vida deles.